Nosso Blog

Cinco conselhos para iniciantes em programação

Desenvolvedor programando um site

No post anterior, você pode me conhecer um pouco e também descobrir como eu entrei no mundo da programação. Por ter entrado tão repentinamente, tive algumas dificuldades de adaptação em vários aspectos. Por isso, deixo abaixo cinco dicas para iniciantes na área de programação. Se você está interessado em ingressar nesta área, leia com atenção.

Programar dá dinheiro, mas não é bem assim

Uma das grandes motivações de quem busca se aprofundar nos conhecimentos da tecnologia é o grande salário que costuma ser divulgado. E, realmente, os salários são bons. O salário médio de um desenvolvedor júnior é de, aproximadamente, R$2,500. Porém, em algumas cidades como São Paulo, essa média pode chegar a até R$5.000.

Um salário desse com certeza chama a atenção de qualquer pessoa. Mas, na prática, as coisas funcionam de uma maneira bem diferente. Se você está ingressando nessa jornada apenas pelo dinheiro, pode ter certeza que você encontrará muitas dificuldades.

O programador é você

Quando você começar a programar, vai perceber que muitas vezes os softwares servirão de grande auxílio para você desenvolver suas aplicações. Isso é ótimo, mas também tem seus contras. O grande desafio de quem está na área é pensar “fora da caixa” e ser criativo. Nós somos diariamente tentados a fazer sempre a mesma coisa por ser mais fácil e já estarmos acostumados.

Programação não é tudo, mas tudo é programação. Mais importante que o código é a pessoa que o manipula. Se você é dependente do código propriamente dito, tende a se estagnar. Sempre procure se apropriar de tudo aquilo que você digita. Além de facilitar o seu processo quando precisar realizar alguma manutenção, também cria uma linha de crescimento para você mesmo.

Você vai se perder no caminho, mas não se desespere!

O mundo da programação é gigantesco. São muitas linguagens e muitas possibilidades para você crescer. Por isso, procure alguém para te ajudar. Tenha um mentor que te mostre o caminho das pedras. Isso vai ser fundamental.

Não tenha medo de errar. Existem muitos guias e pessoas dispostas a te reconduzir no trilho correto. Todas as linguagens de programação e aplicações possuem suas documentações. Quando iniciar o aprendizado de alguma, se apegue aos detalhes do que ela diz. Se você não entender, existem diversas comunidades como a Stack Overflow, por exemplo, onde você pode consultar dúvidas dos outros e realizar perguntas para outros profissionais.

Mas tome cuidado! Não transforme sua jornada num jogo de “tentativa e erro”. Se atente à dica anterior e se aproprie do que está fazendo. E não se esqueça de, no futuro, ajudar quem está começando também!

Se aprofunde e se especialize em uma área

Sempre que possível, aplique o “conhecimento em T” para que você consiga se aprofundar em um segmento. Como já dissemos, existem muitas possibilidades na área de tecnologia e, principalmente no começo, você ficara tentado a abraçar todas de uma vez. Você até pode conseguir, mas dificilmente será um especialista em todas.

O conhecimento em T te permite ter um conhecimento amplo, com a possibilidade transitar por várias áreas de uma empresa. Por exemplo, um designer com conhecimentos de back-end pode criar produtos já pensando em como o profissional poderá programá-lo. Sem nenhuma dúvida, o profissional “em T” é de grande valor para o mercado de trabalho atual.

Não faça códigos. Resolva problemas.

Durante toda a sua trajetória, você será tentado e estimulado a ficar horas mexendo em códigos e mais códigos. Por mais que isso seja necessário para qualquer empresa, não foi para isso que ela te contratou (ou vai te contratar!). O mercado de trabalho valoriza o profissional que se preocupa mais com a solução de seus problemas. Quando você entrar em um projeto, entenda a dor que está se passando e ache uma forma de acabar com ela.

No mundo da programação, um problema pode ter mais de uma solução. Cabe a você, programador, entender qual a que atingirá melhor o objetivo.

Conclusão

E aí? Conseguiu ver melhor o futuro que você tem pela frente. Fique ligado nos próximos posts e você vai ter uma luz maior sobre o mundo da programação. Vai com cautela, mas vai!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes